O Instituto

- O que é o Instituto Paracelso de Bioterapias?
O Instituto é uma organização civil que agrega estudos, pesquisas e aplicações dos conhecimentos das variadas terapias conhecidas como alternativas, que atualmente tem o conceito de interativas e biorreacionais. Estas Terapias tem uma abordagem holística e visam auxiliar no tratamento das mais variadas doenças e alterações bio-psico-energéticas.

O Instituto recebeu o nome de Paracelso em homenagem ao grande médico que viveu no século XVI, que antes mesmos de se formar decidiu que revolucionaria e transformaria  a medicina, levaria a terapêutica por caminhos mais naturais e declararia “guerra” aos médicos mais famosos da época: Celso, Galeno e Avicena. Assim Philippus Teophrastus de Hohenheim, recebeu o apelido de Paracelso – quer dizer: para além de Celso. Frequentou universidades da Alemanha, da França e da Itália. A magia mística, o ocultismo e a escolástica reinavam nestas universidades. Mas foi dos conhecimentos de um grande sábio médico e abade que Paracelso aprendeu no início e que depois de certo tempo, veio a discordar e separar-se, seguindo uma caminhada solo. Em 1527, Paracelso assume uma cadeira na universidade da Basiléia, tendo 34 anos de idade e já percorrido várias cidades em países como Hungria, Polônia, Suíça, França, Espanha e Portugual.

A vida de Paracelso oscilou entre riqueza e pobreza, às vezes peregrinava sozinho  e outras vezes estava rodeado de discípulos.

Paracelso acreditava na existência de uma energia humana, denominada de Força Vital e que estando desequilibrada teria como consequência a doença. As emoções, o ambiente, seriam fatores que afetariam a energia vital do indivíduo. Utilizava de fórmulas contendo elementos minerais, vegetais e animais. Pode-se considera-lo o precurssor da Homeopatia.

- Como se originou o Instituto?
A ideia de se constituir um instituto surgiu em 1976, quando Dr. Edinei dos Santos ainda era muito jovem. Muitas fases da vida do Dr. Edinei ocorreram até que em 1989, após deixar a carreira militar, decidiu concretizar seu projeto de Instituto de Estudos, Pesquisas e Aplicações em Terapias Alternativas. Muito interessado nos estudos sobre a mente humana, o cérebro, energia e bioenergia, espiritualidade e neurociências, buscava agregar conhecimentos antigos aos novos para aplicar na solução de problemas, principalmente os de saúde. A visão holística sempre esteve no âmago do Dr. Edinei, entendendo que o universo é um complexo inter-relacionado das menores estruturas as maiores. Assim ter um instituto que pudesse receber e agregar pessoas interessadas nestes estudos é um dos objetivos.

- Missão
Ser uma organização excelente de estudos, pesquisas e aplicações de conhecimentos complexos, da mente, do espírito, de energia e bioenergia.

- Valores
Ética, respeito, dedicação e empenho, responsabilidade para com a vida e os seres humanos, ciência e a espiritualidade integradas.

- IADH
Instituto aurora de desenvolvimento humano.